A propósito do jogo de ontem…

A propósito do jogo de ontem…

  • Parabéns ao FC Porto pela justa vitória.
  • Agradeço à cidade de Lamego a forma como nos recebeu, certo de que todas as instituições e todos os envolvidos na organização deram o seu melhor para nos proporcionar boas condições para competir.
  • Sem pretender retirar o destaque aos vencedores, permitam-me fazer um comentário mais alargado à nossa prestação:
    • Sabíamos que tínhamos uma tarefa muito difícil pela frente, porque a diferença de recursos entre as equipas é considerável. Isto não significa que abdicamos de lutar pelo resultado ou que não sejamos ambiciosos. Significa, isso sim, que temos consciência que por vezes mesmo fazendo o nosso melhor, o resultado não será o que ambicionamos. Por isso mesmo, o nosso foco é fundamentalmente no trabalho que desenvolvemos e não exclusivamente no resultado.
    • Tenho que realçar a atitude, entrega e performance dos atletas da AAAS que, apesar de algumas limitações pontuais na equipa, deram uma excelente réplica ao Campeão Nacional e vencedor da Taça. De facto, para além das limitações conhecidas, alguns dos atletas actuaram condicionados por problemas físicos, que não sendo graves, os impediram de estar no seu máximo.
    • Por último, tenho que fazer uma referência individual, algo que raramente faço: queria destacar o “nosso menino” João Gomes, que com apenas 16 anos fez uma estreia de sonho em jogos oficiais pela equipa sénior do nosso Clube. É o resultado da humildade e entrega ao treino, da sua qualidade técnica, bem como do facto de estar sempre disponível para ouvir os colegas mais experientes, que têm sido importantíssimos para a sua evolução. Estas qualidades, cada vez mais raras nos atletas jovens, são a base do sucesso. O João precisa agora de gerir muito bem este bom momento, compreender que a evolução não é linear (vai ter fases menos boas), sabendo que poderá contar sempre com o nosso apoio e que também contamos com ele, tal como com todos os outros, para ajudar a equipa.

Para o futuro…

  • Com trabalho, esperamos melhorar os jogadores e a equipa à medida que a época for decorrendo, tal como fizemos o ano passado. Estamos numa fase de reconstrução e necessariamente há alguns aspectos do nosso jogo que não estão como todos pretendemos.
  • Temos uma equipa coesa (jogadores, dirigentes, treinadores e fisioterapeuta) que trabalha todos os dias para criar as melhores condições para competir ao mais alto nível e esperamos contar com o apoio de todos os que se identificam com os nossos valores e a nossa forma de viver o Andebol para alcançar este objectivo.

José António Silva